Sessão de Classificação: O 1º passo para a vitória

A conquista de uma etapa, em uma competição de automobilismo, pode ser influenciada pelo treino classificatório. Se o piloto for bem na sessão de classificação, ele pode ter o seu caminho facilitado e no Drift não é diferente. No entanto, muitas pessoas tem dúvidas ou não sabem como funciona a sessão de classificação para o Drift. Por isso, preparamos um material especial para você, amante da categoria, ficar cada vez mais por dentro desse esporte.

Como funciona uma sessão classificatória, quais quesitos são avaliados pelos juízes, como é feito o chaveamento das batalhas, procedimento que deve ser feito quando houver empate e pontuação. Todas essas informações estarão a seguir, explicadas e aprofundadas, para você se tornar especialista em Drift.

Como funciona uma sessão de classificação

Antes das batalhas, os pilotos se apresentam, individualmente, para os juízes avaliarem as suas performances. Cada um tem direito de dar três voltas, mas apenas a melhor será utilizada para efeitos de classificação. Por isso, eles podem escolher entre usar ou não, todas as voltas.

Para se classificar, o piloto precisa, obrigatoriamente, dar uma volta fazendo Drift. Ele será avaliado pelos juízes de acordo com os quesitos, como estilo, linha e ângulo.

  • Linha

Durante o percurso, o piloto passa por pontos pré definidos na pista, alguns devem ser passados com a parte dianteira do carro e outros com a traseira.

As zonas de clipping traseiras são posicionadas do lado externo da pista e os pontos de clipping dianteiro ficam na parte interior.

Nesse quesito, a pontuação aumenta de acordo com a proximidade que o veículo passa por essas áreas marcadas. Além disso, os juízes avaliam, também, o controle do carro e a capacidade do piloto em posicionar o carro de forma precisa.

  • Ângulo do carro

No quesito ângulo, quanto mais o piloto conseguir deixar o carro de lado, em uma curva, mais pontos ele irá conseguir. Os juízes avaliam, ainda, os movimentos excessivos na direção, pois isso mostra o quanto o piloto está corrigindo a trajetória do veículo. Quanto menos correções, mais alta é a pontuação.

  • Estilo

Cada piloto tem um estilo diferente de dirigir, alguns mais arrojados e outros menos. Nesse quesito, os juízes avaliam as transições realizadas com o mínimo de correções de ângulo, a velocidade que o piloto mantém durante o percurso e o quanto o carro se aproxima dos pontos indicados na pista.

Pontuação da sessão classificatória:

No Drift, além das batalhas, os pilotos conquistam pontos, também, de acordo com a sua colocação na sessão classificatória.

O 1º colocado conquista 7 pontos, o 2º com 6 pontos, o 3º com 5 pontos, do 4º ao 8º ficam com 4 pontos, do 9º ao 16º com 3 pontos, do 17º ao 32º com 2 pontos e do 32º em diante com 1 ponto.

Posição Pontuação
1º Lugar 7 Pontos
2º Lugar 6 Pontos
3º Lugar 5 Pontos
4º – 8º Lugar 4 Pontos
9º – 16º Lugar 3 Pontos
17º – 32º Lugar 2 Pontos
32º em diante 1 Ponto
  • Empate

Quando houver um empate, entre dois ou mais pilotos, na melhor volta da sessão de classificação, as outras duas voltas servem como desempate.

Se o empate persistir, os juízes podem solicitar uma nova volta para os competidores.

  • Definição das batalhas

Depois de todos os pilotos terem passado pela sessão de classificação e serem avaliados pelos juízes, é realizado o chaveamento para os confrontos das batalhas.

Gostou da matéria, ficou com alguma dúvida ou quer fazer perguntas? É só escrever nos comentários que iremos responder com todo prazer.

Na próxima matéria vamos continuar dando sequência a esse material super especial do Drift e abordaremos os “Itens de Segurança”.

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