A segurança de um piloto em uma competição de automobilismo é essencial e de extrema importância. A preocupação vai desde itens obrigatórios, que são utilizados pelos competidores, até equipamentos que os carros devem possuir.

No Drift, não é diferente. Nesse material especial será detalhado quais são as vestes de segurança que o piloto deve possuir e os equipamentos que não devem faltar nos carros.

Itens obrigatórios de segurança para o piloto

Capacete

De vital importância para a proteção dos pilotos nas pistas. Tanto em treinos, classificatórias ou batalhas. Ele serve para evitar traumas fatais na cabeça.

Hoje já evoluíram bastante para ser confortáveis e resistentes. É impossível pensar que pilotos de automobilismo ou de qualquer esporte a motor disputem provas sem capacete.

Luvas

São obrigatórias, devem ser próprias para competições automobilísticas e não podem apresentar qualquer tipo de furo. Além disso, devem ser resistentes ao fogo e certificados conforme especificação SFI 3.3 / 5 ou maiores, ou especificações FIA 8856-2000.

As luvas ajudam a diminuir o atrito e a fadiga das mãos, além de oferecerem proteção antichamas no caso de um incêndio.

Balaclava

O objetivo principal é garantir a proteção da cabeça e do pescoço de quem está usando o material.

A balaclava é a última barreira entre as chamas e a pele do piloto, sendo muitas vezes o que o salva de queimaduras e de morte.

Apesar de ser essencial e muito importante na segurança do competidor, ela não é muito utilizada.

Macacão

Todos os pilotos devem usar macacão feito de material resistente ao fogo e certificados para atender as normas de segurança do campeonato. 3.2 / A / 5 ou maior, ou homologado para as especificações do FIA 2000.

Ele deve, obrigatoriamente, cobrir todo o corpo, incluindo pescoço, tornozelos e pulsos. Recomenda-se ternos de condução multicamadas.

Sapatilhas

São obrigatórias, devem ser resistentes ao fogo e certificados conforme especificação SFI 3.3 / 5 ou maiores, ou especificações FIA 8856-2000.

As sapatilhas protegem das altas temperaturas e de chamas em caso de incêndio.

Meia antichamas

As peças não podem ter buracos, rasgos ou outras aberturas, exceto aquelas feitas pelo fabricante do produto. Além disso, devem ser resistentes ao fogo e certificados conforme especificação SFI 3.3 / 5 ou maiores, ou especificações FIA 8856-2000.

Equipamentos obrigatórios para o veículo

Além do piloto, o carro de competição deve, também, estar equipado com itens de segurança para aumentar a proteção do competidor. Confira abaixo, quais são esses equipamentos e para que servem:

Cinto 4 pontas

O cinto de segurança não é só um item obrigatório do veículo, ele é o que faz a diferença em caso de um acidente.

Não apenas para salvar a vida do piloto quando algo der errado, mas também para manter seu corpo preso com mais firmeza ao banco.

Ele ajuda o competidor a guiar o veículo com mais facilidade, especialmente em freadas mais fortes, estar amarrado ao banco permite que o piloto mantenha os braços relaxados.

Rollcage – Gaiola

O Roll Cage, ou Gaiola de proteção, tem uma definição bem simples, é uma estrutura metálica feita de barras de aço reforçadas, que ficam dentro do cockpit do veículo.

Esse equipamento tem como objetivo, proteger o piloto em caso de acidentes. No caso de um capotamento do automóvel, ela evita que o teto afunde atingido o competidor.

Chave geral

Serve para desligar o carro em momento de emergência, como em um acidente.

O ideal é que se tenha duas chaves, uma interna no painel do piloto e outra externa. Com isso, caso o piloto não consiga desligar o carro por qualquer motivo, a equipe que for socorrer, poderá fazer isso do lado externo. Desligando assim todo sistema elétrico do carro.

Extintor

 Eles têm a função de combater o princípio de incêndio, bem como, eliminar ou controlar focos menores de incêndio dentro do carro.

Gostou da matéria, ficou com alguma dúvida, quer fazer perguntas? Escreva nos comentários que iremos responder com todo prazer. Na próxima semana vamos continuar dando sequência a esse material super especial do Drift e abordaremos as “Equipes”.

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo do Drift.