O que é Drift?

O Drift é um esporte em ascensão e sabemos que, talvez, você não conheça e/ou  entenda muito bem as regras dessa paixão que vem se popularizando pelo mundo inteiro. Mas estamos aqui para te ajudar. Não, no drift não ganha quem chega primeiro, ganha quem fizer mais pontos de acordo com os quesitos de avaliação. Logo você irá entender.

O Drift é uma técnica que surgiu no Japão nos anos de 1970 e vem ganhando espaço como um novo esporte nas pistas do Brasil.

A popularização do esporte no Brasil se deu após a  série de filmes “Velozes e Furiosos”, que mostra competições de Drift em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

O Esporte é muito mais do que uma corrida automobilística, ele oferece um show para os espectadores, proporcionando uma imensa e constante interação entre público e pilotos.

O público vai ao delírio quando presencia ao vivo todas essas manobras de cinema, sente na pele a fumaça dos pneus e ouve de pertinho o ronco dos motores que são levados ao limite em busca de uma curva perfeita.

A competição

As etapas são divididas em duas partes, as classificatórias e as batalhas. Nas classificatórias os pilotos dão três voltas sozinhos na pista e são julgados com base nos quesitos de avaliação do drift. Estilo, linha e ângulo. A volta que eles tiverem o melhor desempenho, é a que conta para a qualificação. Depois disso os pilotos que ficaram entre os 16 primeiros formam as chaves de batalhas

As batalhas consistem em 2 voltas, cada uma com um piloto liderando. Durante batalhas o piloto que estiver como líder tem a responsabilidade de fazer o traçado de acordo com as regras da primeira fase e não atrapalhar o seu perseguidor. Já, por sua vez, o perseguidor tem a função de ficar o mais perto possível do carro da frente além de seguir os mesmo critérios de avaliação. O primeiro líder é sempre o piloto que se classificou melhor  entre os dois na primeira fase.

Nesta fase os juízes irão julgar o conjunto das duas voltas da batalhas, ainda julgando separadamente porém com os mesmo critérios. Ao final das duas voltas será dado o resultado considerando o voto de cada juiz, podendo ser piloto A ou B vence ou empate.

Para o vencedor ser declarado ele deverá ter no mínimo 2 votos em seu favor. No caso de um empate será pedido que os pilotos façam mais 2 voltas para definir um vencedor, poderá haver um número indeterminado de empates conforme o necessário.

Vale lembrar da regra de ouro da competição: Rodou Zerou! O piloto que rodar terá a pontuação da volta zerada.

Estilo

O juiz de estilo vai lidar com a pontuação de todas as áreas além das “Zonas Externas”¹ e dos “Clip Points”², ele estará observando a fluidez e o compromisso com o curso adequado. Como assim? É simples, os pilotos são instruídos sobre o traçado ideal e as zonas de aceleração e desaceleração da pista e eles devem seguir essas instruções sempre mantendo a agressividade e a fluidez, ou seja, em alta velocidade mas sem fazer grandes acertos com o acelerador ou o freio.

Linha

O piloto é julgado em “zonas externas”¹ e “clip points”², com base na proximidade do veículo com as áreas marcadas. Basicamente, os carros devem passar o mais próximos que conseguirem das áreas marcas sem, é claro, bater o  veículo.

Ângulo

Esse é o quesito mais simples, os pilotos devem passar pelos pontos demarcados executando a maior angulação possível e sem grandes correções de percurso e no próprio ângulo do carro. Ou seja, o piloto deve planejar a sua entrada nessas áreas e uma vez nelas, deve executar o drift de forma contínua e fluida.

Pontuação no Campeonato

A pontuação para o campeonato é calculada em duas partes também. A primeira é na qualificação:

 

1º Lugar 7 Pontos
2º Lugar 6 Pontos
3º Lugar 5 Pontos
4º – 8º Lugar 4 Pontos
9º – 16º Lugar 3 Pontos
17º – 32º Lugar 2 Pontos
Comparecimento 1 Pontos

A segunda durante as batalhas:

1º Lugar 100 Pontos
2º Lugar 80 Pontos
3º – 4º Lugar 64 Pontos
5º – 8º Lugar 48 Pontos
9º – 16º Lugar 32 Pontos
17º – 32º Lugar 16 Pontos

 

Pronto, agora que você já sabe tudo sobre drift, que tal assistir ao campeonato brasileiro de drift e torcer pelos melhores pilotos do Brasil?

A próxima etapa vai acontecer no Kartódromo de Praia Grande no dia 26 de agosto e você pode adquirir o seu ingresso aqui. Você pode também acompanhar a transmissão ao vivo clicando aqui.