Campeonato Brasileiro de Drift 2017

O SUPER DRIFT BRASIL

Super Drift Brasil - 1ª Etapa 2017 Largada

Seriedade

O Super Drift Brasil é atualmente a maior competição de Drift da América Latina. Para atingir isso trabalhamos com muito esforço desde 2015 sempre prezando a qualidade e segurança. Foram com esses valores que nos tornamos no fim de 2016 o Campeonato Brasileiro Oficial de Drift, homologados pela CBA.

O campeonato é guiado por regras rígidas feitas para garantir que a modalidade no país seja praticada com o mais alto nível exigindo o máximo de todos os competidores e seus veículos, mas sempre prezando a segurança de todos os envolvidos.

Nosso maior objetivo é garantir o crescimento do Drift no Brasil com uma postura profissional, fazendo com que o esporte atinja seu lugar de destaque no automobilismo.

O que é Drift?

Nissan Skyline R34 e Nissan 350z fazendo Drift

O Drift é uma técnica que surgiu no Japão nos anos de 1970 e vem ganhando espaço como um novo esporte nas pistas do Brasil.

A popularização do esporte no Brasil se deu após a  série de filmes “Velozes e Furiosos”, que mostra competições de Drift em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

O Esporte é muito mais do que uma corrida automobilística, ele oferece um show para os espectadores, proporcionando uma imensa e constante interação entre público e pilotos.

O público vai ao delírio quando presencia ao vivo todas essas manobras de cinema, sente na pele a fumaça dos pneus e ouve de pertinho o ronco dos motores que são levados ao limite em busca de uma curva perfeita.

Detalhes Técnicos e Regras

 

Na disputa vence aquele que unir alta velocidade com ângulo do Drift simultaneamente, demonstrando um melhor aproveitamento da pista e controle de seu veículo em um percurso, ou traçado como é chamado,  que é pré-definido pela organização e sinalizado com clip points.

Os Clip Points são sinalizações posicionadas nas curvas, demarcando os pontos onde o veículo deverá passar. Existem clip points in, que demarcam onde o piloto deverá passar com a parte dianteira do carro o mais próximo possível, e clip points out, que demarcam onde o piloto deverá passar com a parte traseira do veículo o mais próximo possível. Lembrando que os clip points não deverão ser encostados pelo carro.

Classificatorias

Os eventos se iniciam com os treinos, mas a ação começa de verdade na pista quando damos início às etapas classificatórias. Cada piloto tem direito à 3 voltas na pista e é julgado por três juízes, que julgarão somente um dos critérios abaixo cada um.

  1. Estilo e Impacto:

    É a sensação geral da volta e engloba aspectos como agressividade, fluidez do drift, nível de dificuldade, transições e outros aspectos que fazem com que o piloto apresente um verdadeiro espetáculo com seu carro.

  2. Linha e Correções:

    Aqui é julgado o caminho ideal que o piloto deve realizar durante o percurso marcado pelos Clip Points e com o mínimo de correções possíveis. Caso o piloto faça grandes correções no acelerador, volante e freio de mão será descontado de pontos. Também sofrerá uma penalidade o piloto que “atropelar” um Clip Point.

  3. Velocidade e Ângulo:

    Refere-se à quantidade de contra-esterço e ângulo do deslizamento traseiro relativo à pista. O ângulo não é considerado pelo máximo atingido, mas pela capacidade do competidor de manter o maior ângulo possível constantemente. Isso deverá ser feito em todas as curvas do percurso.
    Leva-se em consideração também a velocidade de entrada nas curvas e a capacidade do piloto de manter-la durante o Drift.

Ao fim de cada volta o piloto receberá pontos baseados em cada critério, que serão somados e totalizarão a pontuação da volta. Para se classificar para as batalhas será considerada somente a melhor volta de cada piloto, a partir destas classificatórias serão montadas as chaves para as batalhas.

 

Batalhas

 

Esse é o ponto alto da competição, batalhas emocionantes com carros colados porta à porta e levantando muita fumaça! Cada batalha consiste em duas voltas, com um revezando de liderança e perseguição em cada volta. Elas são organizadas em chaves baseadas nas colocações da etapa classificatória, tendo o primeiro colocado batalhando com o ultimo e assim por diante.

Nesta fase os juízes irão julgar o conjunto das duas voltas da batalhas, ainda julgando separadamente porém com os mesmo critérios. Ao final das duas voltas será dado o resultado considerando o voto de cada juiz, podendo ser piloto A ou B vence ou empate.

O piloto que está liderando a volta será julgado baseado nos mesmo critérios anteriores: Velocidade e Ângulo, Linhas e Correções e Estilo. Já o piloto que está em perseguição será julgado pela proximidade com seu competidor, pela capacidade de seguir o traçado do oponente e pelo Estilo.

Para o vencedor ser declarado ele deverá ter no mínimo 2 votos em seu favor. No caso de um empate será pedido que os pilotos façam mais 2 voltas para definir um vencedor, poderá haver um número indeterminado de empates conforme o necessário.

Vale lembrar da regra de ouro da competição: Rodou Zerou! O piloto que rodar terá a pontuação da volta zerada.

Para mais informações sobre as regras do campeonato acesse https://goo.gl/C2wpWa e confira o regulamento oficial da temporada de 2017 do Super Drift Brasil.

Nossos pilotos

O campeonato atualmente conta com os melhores pilotos de Drift do país, todos eles possuem uma carteira P.D. (Piloto de Drift) expedida pela CBA. Caso você tenha interesse em participar do campeonato como um de nossos pilotos cheque o regulamento acima e entre em contato conosco para mais informações.

A grande maioria de nossos pilotos praticam o Drift há muito tempo e vêm demonstrando grandes melhoras em suas habilidades. Algo facilmente notável para quem acompanha o esporte há alguns anos.

Confira as etapas do Super Drift Brasil este ano:

Iremos realizar 5 grandes etapas neste ano, sendo 2 delas fora do estado de São Paulo para expandir ainda mais o território do esporte. Para mais detalhes sobre nossos eventos clique nos links abaixo ao lado do calendário para ir até a página de cada etapa.

Para fechar o ano com chave de ouro preparamos uma grande surpresa para nossa última etapa de 2017. Em breve lançaremos mais novidades então fique no aguardo de notícias e siga a gente em nossas redes sociais! Facebook e Instagram.

  • 9
    /
    04
    domingo
    03:00 PM

    ECPA Piracicaba


    Campeonato Brasileiro de Drift
  • 2
    /
    07
    domingo
    05:00 PM

    Kartódromo Internacional Aldeia da Serra


    Campeonato Brasileiro de Drift
  • 17
    /
    09
    domingo
    11:00 AM

    SpeedWay Music Park


    Campeonato Brasileiro de Drift
  • 25
    /
    11
    sábado
    10:00 AM

    Sambódromo Marquês de Sapucaí


    Campeonato Brasileiro de Drift

Demos

Nav Mode

Layout

Boxed
Wide

Background Image

Color Skin